debates

comentem os tópicos se é um blog é pra expor idéias e debater



Postagens populares

Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Até que ponto deve ir a submissão das mulheres?

na carta primeira carta de Paulo a Timóteo capítulo 2, encontraremos muitas questões polêmicas e poderemos tratar de algumas delas aqui.

A começar gostaria de explicar que quando Paulo escreveu essa epístola, Éfeso, localizada na extremidade ocidental da Ásia Menor, com fácil acesso ao Mar Egeu, estava em condição de gloriar-se no primeiro e no segundo séculos d.C. Como quarta maior cidade do Império Romano, capital da Ásia Menor, Éfeso gabava-se de uma rica herança de riqueza, filosofia e lei romana. Mas infelizmente um de seus pontos mais famosos era o templo dedicado à deusa DIANA (tratada como deusa da fertilidade)



a deusa tinha uma seita de inúmeros seguidores que praticavam a magia e a astrologia. Em Éfeso ela recebeu as mais altas honrarias. De acordo com uma inscrição existente no local, ela trazia estes títulos: Grande Mãe da Natureza, Patrocinadora dos Banquetes, Protetora dos Suplicantes, Governanta, Santíssima, Nossa Senhora, Rainha, a Grande, Primeira Líder, Ouvidora, O que me deixa bem intrigada porque vemos ainda hoje uma coisa muito parecida



Então, nosso Deus já declara em toda a bíblia que é um Deus Zeloso e ciumento, creio eu que por causa de toda a idolatria destinada à essas "mulheres" que o Espírito Santo inspirou Paulo a escrever dessa forma, para quebrar um pouco e mostrar que as próprias deusas deveriam também ser submissas ao Rei dos Reis, e além do mais não devemos ter certas práticas ao que diz respeito a roupas indecentes e tudo o que faz perverter a mente humana para o lado do sexo, tal como era naquela época pela adoração à deusa da fertilidade.

Mulheres: a Bíblia não foi escrita para as diminuir, VOCÊ É IMPORTANTE PARA DEUS, a prova disso é que temos vários casos de mulheres muito importantes citadas na bíblia como Débora, que governou sobre muitos homens, a mulher samaritana que por seu arrependimento testemunhou de Jesus ao seu povo, Dorcas, que com suas boas obras fez falar muita coisa aos corações humanos, a própria Maria que Deus viu graça diante dela, e várias outras!!

começando no versículo 8 do texto bíblico Paulo é bem claro ao citar
8 Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda.
9 Que DO MESMO MODO as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos...

no versículo 12
Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.

pergunto, Cristo não é tratado por noivo da sua igreja?
levo comigo a interpretação da seguinte forma, não permitindo que falsas doutrinas e adorações sejam dadas às deusas ao invés do Rei Jesus.

enfim, mulheres, escrevam suas histórias, mas que as penas de suas mãos sejam guiadas por Deus.





XXTL

Nenhum comentário:

Postar um comentário